Para celebrar o world bread day a convite da Zorra resolvi fazer esta receita. É muito simples e é receita que faço sempre, para os dias em que o pão acabou mais rápido do que era suposto ou simplesmente porque apetece.
Ingredientes
375 ml de leite
1 ovo
1 pitada de sal
1 chávena de farinha sem gluten (usei doves farm self raising)
1/2 chávena de farinha de teff
1/2 chávena de farinha de trigo serraceno
1 c.sopa de óleo de amendoim
1 c.chá de fermento para bolos
Colocar todos os ingredientes +por esta ordem numa taça e mexer até ficar envolvido, a mistura tem que ser espessa. Colocar no lume uma frigideira (a minha tem 14cm ) untei-a ligeiramente com óleo coloquei uma porção de massa e deixei cozer em lume brando tapada com um testo, após 2 a 3 minutos virei e deixei cozinhar 2 min. Retirar do lume e abrir ao meio. Eu gosto com manteiga ou com compota e queijo.
Nunca tinha feito rissóis, a mãe a tia é que me faziam, agora como são sem glúten decidi colocar as mão na massa fiquei fã. A massa não foi tão fácil de moldar. Mas o resultado, a textura o sabor e o facto de os fazer no forno. Valeu a pena o trabalho. Ingredientes:
2 chávenas de farinha mandioca crua
2 chávena de leite
1 c. sobremesa de manteiga
um pouco de óleo.
sal q.b.
1 c.café de goma xantana
Leve ao lume o leite, quando ferver adicione a manteiga, farinha, goma xantana e o sal. Mexa Retire do lume. Amasse, para ser mais fácil de trabalhar dividi a massa em 2 partes e acrescentei um pouco de óleo de coco (pode-se ser outo qualquer) para ser mais fácil de amassar, até obter uma massa homogénea. Esticar a massa cortar e rechear a gosto. Coloquei num tabuleiro pulverizei os rissóis com óleo de amendoim e levei ao forno 180º +/- 15min
Receita adaptada do livro "Receitas para viver melhor lidando com o glúten" editora Impala