domingo, 20 de fevereiro de 2011

Quark

Fazer queijo quark caseiro (depois várias experiências) é muito simples, a máquina do queijo tem uma temperatura de 36º enquanto a dos iogurtes é de 43º. Para quem não tem a máquina de fazer queijo, pode seguir o conselho do fórum bimby, mesmo não tendo bimby.

Ingredientes:
  • 1 litro de leite fresco do dia (à temperatura ambiente)
  • 1 iogurte natural (marca branca)

Misturar e deitar na máquina por 15 horas. No final colocar um pano fino num passador e drenar o queijo por 24h no frigorífico.
O soro aproveito para fazer pão ou para a massa da pizza.
Rende +/- 400 gr.
A 1ª foto mostra o quark caseiro (está na caixa de vidro) e o de compra na embalagem de plástico.
Nota: algumas marcas acrescentam ao queijo quark natas, mas eu prefiro assim é o sabor que eu gosto.
Se quiser o quark mais "seco" é deixa-lo drenar por mais tempo.
Fica mais barato que o de compra, não tem conservantes mas aguenta bem no frigorífico 10 dias. Outra vantagem é  poupar o planeta, porque as embalagens de  queijo não tem que fazer milhares Km para chegar à minha cozinha.

8 comentários:

  1. Conceição, Estou fascinada com o teu queijo! Económico, saudável, que maravilha. Vou mostrar ao meu viking, ele tem de aprovar a compra da maquineta.. (Preciso de alguém que me controle o vicio!!)

    bjs e excelente semana!

    ResponderEliminar
  2. Meninas obrigada pelos c0omentários.

    Anasbageri afinal não sou só eu com a mania das máquinas :))) podes fazer sem máquina dá é mais trabalho.

    Amexinha obrigada

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Nada se compara ao que é feito em casa!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Amiga estou fascinada com essa máquina e eu que adoro queijo.De vez em quando faço queijo fresco mas esse ficou-me debaixo de olho.

    Muitos parabens
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Conceição,

    Excelente dica. Poupa-se a carteira e o ambiente e até é bem provável que se ganhe e sabor!

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá, boa tarde.

    Queria muito fazer este queijo em casa, mas não tenho essa máquina. Cheguei a etrar no site (q vc linkou), mas não consegui resultado.

    Vi que vc comentou q dá para fazer sem a máquina. Será que poderias me explicar como?

    E a medida do iogurte, na receita q vc escreveu não tem medida. Seria 1 copo?

    Agradeço desde já =)
    Malu.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita.